Na manhã desta terça-feira (16/06) o Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou a etapa municipal do 12º Concurso Ler Bem

2022-06-16

Iguaracy realizou a fase municipal do 12º Concurso Ler Bem

Na manhã desta terça-feira (16/06) o Governo Municipal de Iguaracy, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou a etapa municipal do 12º Concurso Ler Bem, uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A competição ocorreu entre alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. 

A fase municipal consiste na escolha de um candidato para representar o município e disputar as etapas regional e estadual do concurso.

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da Secretária Rita de Cássia, além dos pais dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

O município de Iguaracy vem participando do projeto desde 2019 e obtendo grande êxito, já que nos anos que participou, as representantes chegaram a fase final do Estadual com um empenho admirável, demonstrando assim que a Educação de Iguaracy está no caminho certo, de parabéns estão a equipe de gestão da Secretaria de Educação e das escolas e toda equipe pedagógica pelo empenho e dedicação.

A estudante da Escola Dr. Diomedes, Ana Yasmin, que concorreu na Fase Estadual representando Iguaracy no ano de 2019, fez a abertura do evento lendo um texto do livro "A Batalha dos Mamulengos".

Onze estudantes da Rede Municipal de Ensino foram escolhidos para participarem do processo seletivo, sendo eles: Clarice Santos, da Escola São Vicente, Thales Henrique, da Escola Dr. Diomedes Gomes, Camhille Lira, da Escola Judite Bezerra, Laís Carollyne, da Escola Dr. Diomedes Gomes, Ana Beatriz, da Escola Dr. Diomedes Gomes, Cíntia Emanuela, da Escola Manoel Cesario, Ana Lorena, da Escola Daniel Gomes, Estela Mara, da Escola José Alves, Nicolas Uanderson, da Escola José Virgínio, Ana Beatriz, da Escola Mestre Antonio Felipe e Dayse Rejane, da escola Elpídio Leandro. 

Todos os participantes haviam passado antes por um processo interno dentro de suas escolas e nesta fase municipal cada aluno realizou a leitura de um texto e foram observadas pela banca avaliadora critérios como: espontaneidade, entonação e pausas necessárias na pontuação.

A comissão julgadora foi formada por profissionais da Educação na área de linguagens e com muita responsabilidade, comprometimento e imparcialidade, seguiram todos os critérios do concurso estabelecidos pela ASPA, foram eles: Professor Edjanilson Rodrigues, Professor Joaquim Rabelo, Professora Kátia Roberta e Professora Jucineide Araújo, todos com formação em língua portuguesa

O 1º lugar ficou com o aluno Nicolas Uanderson, da Escola José Virgínio de Irajaí, que além de representar Iguaracy na etapa regional do concurso, ganhou como prêmio da Secretaria de Educação, um Smartphone e também irá receber um tablet da ASPA. 

O 2º Lugar ficou com Ana Beatriz, da Escola Dr. Diomedes Gomes, na sede. 

O 3º Lugar com Camhille Lira, da Escola Judite Bezerra de Jabitacá. Ambas receberam prêmios ofertados pela Secretaria de Educação.