Nesta quarta (10), foi realizado no Centro de Especialidades a inserção de Dispositivos Intrauterinos - DIU de Cobre em mulheres cadastradas nas UBS de Iguaracy. Ao todo, 52 mulheres foram contemplada

2022-08-10

Secretaria de Saúde realizou ação de inserção supervisionada de Diu em Iguaracy

Nesta quarta (10), foi realizado no Centro de Especialidades a inserção de Dispositivos Intrauterinos - DIU de Cobre em mulheres cadastradas nas UBS de Iguaracy. Ao todo, 52 mulheres foram contempladas.

Os procedimentos foram realizados pelos cinco médicos das UBS, com apoio das enfermeiras da Atenção Básica, com treinamento e supervisão de equipe médica da OPAS e parceria com a X Geres.

Destaca-se que a gestão municipal já tinha ofertado um curso de implantação de DIU para os profissionais da Atenção Básica em 2020, na oportunidade foi feita a aquisição de 10 kits instrumental permanente.
O objetivo da Secretaria de Saúde de Iguaracy com os profissionais capacitados e os equipamentos adquiridos será a implantação na rotina da Atenção Básica da oferta deste método contraceptivo eficaz para as mulheres iguaraciense.