2022-08-14

Jorge de Altinho fecha com chave de ouro a Festa de Agosto 2022 em Jabitacá.

Ao longo dos dias 6 a 14 de agosto, Jabitacá vivenciou uma verdadeira maratona festiva no seu Pátio de Eventos. O público mais uma vez se agradou da grade de programação e compareceu satisfatoriamente para participar da tradicional festa da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios.

No encerramento da tradicional Festa de Agosto 2022 em Jabitacá, dia 14, o cantor belmontense, Elson Vaqueiro, abriu o show fazendo o público presente dançar e curtir bastante a sua apresentação.

O cantor que completa 30 anos no próximo dia 21 de agosto, fez parte do projeto Zeca Bota Bom & Elson Vaqueiro, e atualmente em carreira solo, é um dos nomes em evidência quando se fala principalmente em forró de vaquejada.

Em fins de 2018, Elson em busca de realizar seu sonho de carreira solo, inclusive já lançando um CD, deu a notícia do encerramento da parceria com Zeca Bota Bom, porém, foi uma separação sem brigas, na época Elson disse que apenas estava seguindo seu sonho de carreira solo, onde agradeceu ao companheiro de palco pelo longo tempo de parceria e desejando sucesso ao mesmo.

“Qual é o cantor que não tem o sonho de ter o seu próprio projeto? Acredito que a maioria tem esse sonho. Zeca já é dono de um projeto, já realizou vários sonhos e agora é a minha vez. A pessoa tem que evoluir.”, disse Élson na época.

Em Jabitacá, o cantor fez uma apresentação bastante animada e eclética, com muito forró e muito piseiro, sem esquecer os principais hits que foram e que atualmente são sucesso nas principais festas de vaquejada do nordeste brasileiro.

A segunda atração da noite e a mais aguardada, Jorge de Altinho, subiu ao palco trazendo uma grande bagagem musical consigo, sem dúvidas um dos maiores nomes da música popular brasileira e um dos ícones do forró de todos os tempos.

Compositor de mão cheia, intérprete de voz segura e inconfundível, que imprimiu sua marca registrada no forró nordestino, ao meter instrumentos de sopro no forró pé-de-serra. Desde então, a música nordestina ficou mais alegre, colorida e contemporânea sem perder a originalidade. E Jorge de Altinho ganhou o título de “Príncipe do Baião”, passando a fazer parte da realeza cabocla que tem na figura imortal de Luiz Gonzaga a cabeça coroada como “Rei do Baião”.

Dentre os sucessos que marcaram épocas assinados por Jorge de Altinho, destacam-se “Petrolina e Juazeiro” – regravada por Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, além de ter feito parte da trilha sonora do filme “Eu, Tu, Eles”; “Confidência”, regravada pelo grupo Falamansa; e “Capital do Forró” – que deu título a Caruaru.

Vale a pena lembrar que, ao longo de sua carreira, Jorge de Altinho contou em seus discos com a participação especial de grandes amigos que brilham no firmamento da boa música popular, a exemplo de Raimundo Fagner, Alcione, Fafá de Belém e Dominguinhos, que além de assinar os arranjos de seus primeiros dez discos, gravou algumas composições de Jorge de Altinho. Sem falar no Rei do Baião, que gravou três participações nos discos de Jorge, destacando-se o sucesso “Não Lhe Solto Mais”.

Jorge de Altinho teve participação fundamental na revitalização dos ritmos nordestinos, dando sempre uma roupagem nova ao forró, xote, baião com suas interpretações cheia de sentimento, de verdades do Nordeste, tornando seu estilo inconfundível, sempre dando novos rumos à música nordestina sem em nenhum momento desfazer de sua originalidade

O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria de Cultura, vem investindo para que o evento esteja a altura da importante tradição. Mais uma vez, foi uma festa para ninguém colocar defeito. O governo municipal de Iguaracy cumpriu o que prometeu e está de parabéns.