2022-08-26

Secretaria de Educação encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com culminâncias nos polos de Jabitacá e Iguaracy

O Governo Municipal de Iguaracy através da Secretaria de Educação e Esportes e por intermédio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, esteve realizando a culminância dos trabalhos realizados durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla abordando o tema: SUPERAR BARREIRAS PARA GARANTIR INCLUSÃO e que ocorreram nos dias 23 e 25 de agosto nos polos de Jabitacá e Iguaracy.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e tem como principal objetivo o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

No município de Iguaracy, as atividade da Semana Nacional foi desenvolvido palestras, atividades e ginásticas laborais.

As ações envolveram alunos, pais, familiares e diversos membros da comunidade com a finalidade de dar maior conhecimento à população sobre o trabalho desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes em atendimento às pessoas com deficiência.

O conceito de deficiência intelectual adotado atualmente foi instituído pela American Association on Intelectual and Developmental Disabilities AAIDD como “Incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade”.

O termo deficiência múltipla tem sido utilizado, com freqüência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social.

A pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos, assegurados pela Constituição Federal do nosso país: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência social, entre outros.

Na realização do encontro do polo em Iguaracy, que reuniu as escolas Dr. Diomedes Gomes, Nações Unidas, José Virginio e Elpidio Leandro, estiveram a frente a coordenadora da Educação Inclusiva, Socorro Rabelo, as psicopedagogas, Juliana, Junalia e Valdenice, a assistente social, Claudia, a psicóloga Jessica e todos os cuidadores e cuidadoras que deram total apoio para o sucesso do evento.