Nesta sexta-feira (02) foi realizada uma palestra educativa sobre tuberculose em alusão a semana estadual de combate a doença, com o público alvo da Esf da sede pela coordenadora de vigilância em saúd

2022-12-05

ESF sede em Iguaracy recebe ação educativa em alusão a Semana Estadual de Combate a Tuberculose

Nesta sexta-feira (02) foi realizada uma palestra educativa sobre tuberculose em alusão a semana estadual de combate a doença, com o público alvo da Esf da sede pela coordenadora de vigilância em saúde Isabel Pires em parceria com a equipe de saúde.

A Tuberculose trata-se de doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

Em relação ao Brasil, o país continua entre os 30 países de alta carga para a tuberculose e para coinfecção TB-HIV, sendo, portanto, considerado prioritário para o controle da doença no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS)1,2.