Recebemos nesta sexta (16) a visita técnica das nutricionista Cláudia e Kimielle especialistas do "Projeto QualiGuia", financiado pelo Ministério da Saúde por meio da iniciativa PROADI-SUS

2022-12-18

Recebemos nesta sexta (16) a visita técnica das nutricionista Cláudia e Kimielle especialistas do "Projeto QualiGuia", financiado pelo Ministério da Saúde por meio da iniciativa PROADI-SUS, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo e o núcleo de pesquisa NUPENS da USP.

Este projeto, com distribuição em 15 Estados nas 5 regiões do país, tem objetivo de qualificação dos profissionais da Atenção Básica para orientação alimentar individual a partir da utilização dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira. Ressalta-se que Iguaracy foi um dos 06 municípios de Pernambuco selecionados.

Realizada uma reunião de apresentação ocorrida no auditório da Secretaria de Educação, participaram coordenações municipais da saúde (Layse, Thainá, Rafaela e Matheus), as enfermeiras Lucenilda, Kallyne e Heide, a médica Dra.Monique, a dentista Ariana, as nutricionistas Aparecida e Theresa. Em seguida, as especialistas foram conhecer alguns equipamentos da rede municipal de saúde (as UBS Santa Ana e Sede, e o canto Mãe Coruja).

Destaca-se que a Secretaria de Saúde de Iguaracy, que tem a frente da pasta uma nutricionista, nos últimos anos tem desenvolvido a temática de nutrição e alimentação como prioritária na promoção da saúde da nossa população, a partir da ampliação da equipe multiprofissional e a adesão à programas nessa área como: Crescer Saudável, PSE, Amamenta e Alimenta, Estratégia Proteja e agora o QualiGuia